Saiba mais a respeito do aneurisma cerebral

• O que é aneurisma cerebral?

Aneurisma é uma dilatação anormal na parede de uma artéria, que é um vaso sanguíneo que carrega sangue rico em oxigênio do coração para outras partes do corpo. Quando o aneurisma ocorre em uma artéria do cérebro ele é chamado de aneurisma cerebral.
A maioria dos aneurismas cerebrais não produz nenhum sintoma até que fiquem grandes e comecem a vazar sangue ou rompam-se. Quando o aneurisma cerebral cresce demais ele pode se romper, causando sangramento perigoso dentro do corpo. Um aneurisma cerebral que rompe causa AVC, o qual pode incluir como sintomas dor de cabeça forte e súbita, náusea, vômito, pescoço duro, fraqueza repentina em uma área do corpo, dificuldade repentina de falar e até perda de consciência, coma ou morte. O grau de periculosidade do aneurisma cerebral depende do seu tamanho e localização no cérebro, se ocorreu vazamento ou ruptura, e ainda a idade e saúde geral da pessoa.

• Causas do aneurisma cerebral:

Um aneurisma pode ser resultado de arteriosclerose*. Quando a arteriosclerose desenvolve-se, a parede da artéria fica grossa, danificando e perdendo seu revestimento interno normal. A área danificada da artéria pode se dilatar em decorrência da pressão sanguínea, resultando em aneurisma. O aneurisma também pode ocorrer em decorrência da constante pressão alta dentro de uma artéria.
*Acúmulo de gorduras, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias e dentro delas

• Fatores de risco para o aneurisma cerebral:

Os fatores que podem aumentar o risco de aneurisma cerebral incluem:
- Arteriosclerose;
- Fumo;
- Histórico familiar de aneurisma, doença cardíaca ou outros problemas nas artérias;
- Pressão muito alta;
- Uso de entorpecentes.

• Sinais e sintomas do aneurisma cerebral:

Se o aneurisma cerebral pressionar nervos do cérebro, ele pode causar sinais e sintomas que incluem:
- Pálpebra caída;
- Visão dupla ou outras alterações na vista;
- Dor acima ou atrás do olho;
- Pupila dilatada;
- Fraqueza ou falta de sensibilidade em um lado da face ou do corpo.

• Tratamento do aneurisma cerebral:

O tratamento para aneurisma cerebral depende do seu tamanho, localização, se está infectado e se houve ruptura. Um aneurisma cerebral pequeno e que não se rompeu pode não necessitar de tratamento. Um aneurisma cerebral grande pode pressionar o tecido do cérebro, causando dor de cabeça forte ou visão prejudicada, e tem grande probabilidade de romper. Se o aneurisma romper, haverá sangramento no cérebro, que causará derrame cerebral. Se um aneurisma cerebral ficar infectado, necessitará de tratamento médico imediato. O tratamento para muitos aneurismas cerebrais, especialmente os grandes ou que estão crescendo, envolve cirurgia.
Fonte: Copacabana Runners