O que é a cefaleia e quais os seus sintomas
“Cefaleia” ou “Cefalgia” são os nomes científicos para a popular “dor de cabeça” e constitui um problema frequente na população em geral, sendo uma das causas mais comuns de busca de atendimento médico.
De modo geral, a cefaleia pode ocorrer de modo isolado, como a enxaqueca, ou então quando provém de uma doença em desenvolvimento, como infecções. No caso da dor ser aguda, chamamos de cefaleias primárias e se associada a alguma doença, cefaleias secundárias.
• Sintomas:
Algumas cefaleias podem ser acompanhadas de sintomas que antecedem a dor propriamente dita, como alterações visuais de curta duração (aura visual), pontos luminosos na visão, irritação, astenia, falta de apetite e depressão.
A dor pode ser de característica pulsátil, latejante, pressão, aperto, fincadas, ardência, lancinante, além de fraca, moderada, intensa, constante ou em salvas
As dores de cabeça também podem se manifestar associadas à sintomatologia autonômica (náuseas, vômitos, hiperemia ocular, lacrimejamento, obstrução nasal, sensibilidade à luz e ao som) ou mesmo sistêmica, como perda de peso recente, febre, mal estar, cansaço e inapetência, por exemplo.
O tratamento das cefaleias dependerá do diagnóstico e das causas estabelecidas, por isso, consulte sempre o seu neurologista.
Fonte: ABC da Saúde