Epilepsia: saiba como identificar e tratar
• O que é a epilepsia?
A epilepsia é uma alteração temporária e reversível do funcionamento do cérebro, quando células cerebrais se comportam de maneira excessiva que se expressa por crises epiléticas que geralmente se repetem. A causa pode ser uma lesão no cérebro, decorrente de uma forte pancada na cabeça, uma infecção (meningite, por exemplo), neurocisticercose ("ovos de solitária" no cérebro), abuso de bebidas alcoólicas, de drogas. Muitas vezes a origem pode ter também relação com má formação congênita do cérebro.
• O que são as crises de epilepsia?
As crises podem se manifestar de diferentes maneiras e podem durar alguns segundos ou minutos e podem ser acompanhadas por contrações musculares, mordedura da língua, salivação intensa, movimentos automáticos e involuntários do corpo, percepções visuais ou auditivas estranhas e alterações da memória.
• Como é o tratamento?
O tratamento das epilepsias é feito através de medicamentos e dieta alimentar que evitam as descargas elétricas cerebrais anormais, principal origem das crises epiléticas. Casos mais graves e resistentes aos medicamentos são tratados com intervenções cirúrgicas.
• Como ajudar uma pessoa com crise epiléptica:
- Coloque algo macio sob a cabeça da pessoa para protegê-la de batidas do crânio contra o solo.
- Deite-a de lado para facilitar o escoamento de saliva e a respiração.
- Não coloque nada em sua boca.
- Não tente segurar a língua, pois ela não enrola.
- Não dê nada para beber ou cheirar.
- Não tente conter os seus movimentos.
- Fique a seu lado até que a pessoa se recupere. Algumas pessoas ficam confusas após a crise.
Fonte: SPDM